Notícias

BSI Tecnologia disponibiliza soluções que ajudam a impedir fraudes por hackers

Produtos disponíveis na nova divisão de segurança da BSI Tecnologia, a BSI Security, impedem hackers de fraudar bancos ou roubar clientes e caixas eletrônicos.

 

O prejuízo com o cyber crime no Brasil já é responsável por mais de 16 bilhões de reais por ano, diz estudo da Norton Symantec.

Só no Brasil, são cerca de 28,3 milhões de brasileiros vítimas de ciber crimes, o que é aproximadamente três vezes a população da cidade de São Paulo. Cerca de 75% dos brasileiros pesquisados já tinham sido vítimas de ciber crime. Quatro em cada dez não sabem como funcionam os malwares e mais da metade não têm certeza se seus dispositivos estão livres dessas ameaças.

Com a chegada da Copa do Mundo e das Olimpíadas estes números tendem a aumentar significativamente tornado a segurança da informação uma prioridade para bancos e empresas. 

Visando a segurança de seus clientes, a BSI Security (nova área de segurança eletrônica da BSI Tecnologia), acaba de disponibilizar ao mercado diversos produtos capazes de identificar e eliminar a ação de hackers em caixas eletrônicos, computadores pessoais ou dispositivos móveis como celulares, tablets e até mesmo máquinas de cartão de crédito.

As principais soluções comercializadas são:

xHardware

O produto detecta e impede a utilização de hardware malicioso em ATM´s, desktops, servidores e notebooks. Desenvolvido em linguagem de baixo nível (assembly) a solução é capaz de detectar e neutralizar até mesmo hardware invisível ao sistema operacional como os conhecidos chupa cabras (hardware keyloggers), placas e diversos chips sniffers de barramento.
É possível monitorar tudo que acontece com as máquinas da instituição em tempo real automatizando as ações pertinentes. Mesmos alterações sutis como a desconexão do teclado geram eventos que são tratados conforme regras definidas pelo usuário.
As funções de detecção também avaliam a integridade do hardware gerando diversos alertas como conflitos de configuração, falhas de memória, superaquecimento etc. Isto permite automatizar ações como backup de dados na eminência de falha de um hard disk ou abertura de um chamado de manutenção para substituição de um componente tornando o trabalho de suporte mais ágil e confiável.
Ações indevidas de terceiros contratados para manutenção das máquinas são facilmente detectadas por meio da integração com sistemas de controle de incidentes.

xWireless

Desenvolvido para a proteção de redes wireless, o xWireless faz mais do que um WIDS comum. Além das funcionalidades de detecção de intruso e proteção contra os ataques wireless conhecidos,  o xWireless permite uma série de análises adicionais totalmente automatizadas em várias faixas de frequência.
Os sensores são capazes de detectar transmissões indevidas em frequências além das faixas tradicionais 2.4 e 5.8GHz. Atuando desde 900Mhz até 30GHz o produto monitora todo o espectro de RF e é capaz de entender diversos protocolos proprietários.
A análise é feita em tempo real e permite monitorar ataques, vulnerabilidades na infra-estrutura existente e diversos problemas de performance totalmente aderentes aos requisitos wireless do PCI DSS 2.0. 

xPOS

Semelhante ao xHardware, a solução permite detecção de hardware malicioso ou malware instalado internamente nas máquinas de cartão de crédito tão comuns no mercado varejista.
O produto impede o vazamento de dados e permite à instituição validar se as máquinas remotas tiveram sua integridade física alterada de alguma forma. 

xBios

Firmware de segurança permitindo total controle sobre o hardware da máquina.
Protege os setores de inicialização da máquina, detectando alterações no sistema operacional efetuadas por malwares antes mesmo de sua inicialização.

Permite manter a integridade do sistema executado e o gerenciamento remoto das configurações de proteção.

O produto é compatível com diversas placas mãe e chipsets do mercado e funciona tanto em ATM, desktops e notebooks quanto em servidores dos principais fabricantes. 

Além das citadas acima várias outras soluções estão em desenvolvimento no momento como um sistema inovador de proteção de transações online chamado xProtector que impede fraudes em internet banking. 

BSI Security

Fruto de experiências anteriores e da incorporação da empresa NetMax IT, o time da célula BSI Security conta com experts em segurança, engenheiros e pesquisadores de países como China, India, Israel e Egito o que a permite desenvolver soluções eficientes e de baixo custo. 

Além disso, possui laboratórios equipados especificamente para pesquisa e desenvolvimento de soluções de segurança onde são efetuadas análises de hardware malicioso, avaliações de segurança de aplicações, pesquisas de malwares e botnets,  etc… 

 Consultoria  especializada

Além de produtos, a BSI Security presta serviços de Consultoria especializados em segurança.

Treinamento e auditoria em código seguro, penetration testing, forense scan, application security e risk management são alguns dos serviços oferecidos.