Notícias

De olho no crescimento do mercado de cloud, BSI Tecnologia incorpora Katena Cloud Consulting

Brasil, cujos executivos são líderes na adoção da tecnologia entre os mercados emergentes, terá crescimento de até 60% ao ano na migração para os serviços de Cloud

São Paulo, 20 de setembro de 2012 – Pesquisas apontam que cerca de 20% das médias e grandes empresas do mundo já utilizam a computação em nuvem, sendo que o mercado movimenta mais de 80 bilhões de dólares por ano. Apenas para o Brasil, que lidera a adoção da tecnologia Cloud entre os países emergentes, está previsto um crescimento de até 60% ao ano.
De olho nesta tendência, a BSI Tecnologia acaba de incorporar a Katena Cloud Consulting, empresa pioneira na oferta de consultoria em computação em nuvem, desde 2005, e que tem como principal parceria a Salesforce.com. Com a incorporação, os colaboradores da Katena passaram a integrar a torre de excelência de Cloud Computing da BSI Tecnologia, com o até então presidente da Katena, Takehiro Mori, à sua frente. Os outros antigos sócios da Katena, Henk de Glint e João Gustavo Muzetti, também passam à diretoria da BSI Tecnologia.
“Atualmente, a tendência é que a computação em nuvem se torne uma das tecnologias dominantes no mercado. Nosso foco neste momento é trazer as estruturas do negócio que conduzimos nos últimos oito anos para a torre de Cloud da BSI Tecnologia, maximizando nossas experiências e ofertas”, explica Takehiro Mori.
O presidente da BSI Tecnologia, Ogarito Lopes, esclarece que a incorporação está totalmente alinhada com a estratégia da empresa em fortalecer as torres de excelência e acelerar o crescimento das mesmas. “Estamos acompanhando a rápida evolução do mercado de Cloud, com uma abordagem diferenciada que chamamos de ‘Cloud Consulting’ e uma parceria estratégica com a Salesforce, preparados para atender as demandas junto aos nossos clientes.”
Soluções mais baratas e flexíveis

De acordo com Takehiro, as soluções em Cloud trazem melhor oferta em termos de custo, flexibilidade e escalabilidade. “Nosso trabalho é entender as demandas do cliente, buscar soluções em Cloud para elas e estudar o impacto para os negócios. A forma de gerir os projetos é diferente, fazemos implantações em blocos de duração mais curta, para o cliente já ir tendo retorno durante o trabalho. Ao longo dos anos, desenvolvemos uma metodologia própria de consultoria, já que as existentes no mercado não cabiam para Cloud”, complementa.
Além da arquitetura aberta para escala, na qual o cliente não adquire um pacote, e sim apenas as licenças necessárias, as integrações dentro do sistema de Cloud são extremamente mais simples do que nos demais. A Katena incorpora a atual base de clientes da BSI Tecnologia, que possui um grande foco nos mercados Financeiro e de Telecomunicações, e traz uma base forte de clientes nos setores de Manufatura e Serviços.
“A adoção da tecnologia de Cloud principalmente no segmento financeiro ainda é restrita. Nossa estratégia é utilizar experiências internacionais neste segmento, alinhadas com a visão e o conhecimento que a BSI Tecnologia possui no mercado nacional. Com isso, estaremos oferecendo ao mercado soluções que efetivamente gerem valor ao negócio dos nossos clientes”, finaliza Takehiro.