Notícias

Parceria BSI-Patni

Como parte de sua estratégia de expansão de negócios para a América Latina, a gigante indiana Patni Computer Systems inicia no Brasil uma operação conjunta com a BSI Tecnologia

As duas empresas estão em fase final de negociação para a formalização da aliança que resultará no maior fornecedor de TI do Brasil com foco no mercado financeiro.

Atualmente a Patni já vem atuando no Brasil através da aliança com a BSI. Esta aliança engloba a disponibilização de profissionais locais, selecionados a partir de suas experiências em operações similares e nos mesmos padrões de qualidade. Esses profissionais estão sendo enviados à India para formação minuciosa nos padrões da Patni. No Brasil, esses profissionais vem trabalhando juntamente com recursos indianos enviados pela Patni para apoiar a equipe local durante o período inicial desta operação.

A união da experiência dos recursos locais com os Indianos visa criar uma estrutura de delivery que irá unir o padrão de qualidade indiano, aplicado nas melhores práticas de governança de TI e metodologias voltadas ao desenvolvimento de manutenção de software, com uma maturidade única em termos de conhecimento do mercado financeiro brasileiro, obtida pela BSI durante anos de atuação nesta indústria.

As empresas optaram por não replicar simplesmente a metodologia (Quality Management System) da Patni no Brasil, e sim usar suas experiências complementares no desenvolvimento de processos otimizados para o mercado nacional. “A idéia é criar uma estrutura de delivery com base em processos criados com metas 100% práticas, com o único objetivo de levar benefícios reais aos clientes.”, diz Alexandre Baroni, executivo responsável pela estrutura conjunta da Patni-Bsi no Brasil.

Esta estrutura da Patni-BSI responderá diretamente ao Sr. Vic D’Alfonso, Senior Vice President & Head – Financial Services da Patni. Esta linha direta, em conjunto com a manutenção da atual relação com Karl Thieme, presidente da BSI Tecnologia, visa a garantia total do alinhamento das atividades desta estrutura com os objetivos estratégicos das duas empresas.

A atuação conjunta da Patni com a BSI teve início no processo de Outsourcing de TI do Unibanco, onde a aliança com a Patni foi um dos fatores decisivos na decisão do banco em entregar cerca de 30% do volume de serviços estimado para o contrato em questão para a BSI.

Além de atuar na implementação de um modelo diferenciado para o Unibanco, a Patni-BSI irá atuar fortemente no mercado nacional, visando, através de uma proposta de trabalho baseada na aplicação das melhores práticas de governança e gerenciamento de projetos de TI, aliada à um forte conhecimento do mercado financeiro nacional, abrir as portas para a consolidação da empresa como um dos principais fornecedores de TI no Brasil.