Notícias

Eficiência e eficácia operacional, redução de custos e eliminação de papel

DESMATERIALIZAÇÃO DE PROCESSOS/DIGITALIZAÇÃO DO NEGÓCIO

A BSI Tecnologia possui uma solução de DESMATERIALIZAÇÃO DE PROCESSOS. Esta solução é flexível e customizável podendo ser utilizada em qualquer processo que exija a captura de propostas (preenchimento de formulários eletrônicos pelo atendente) e captura de documentos (pessoais, empresariais, comprovantes de residência, entre outros) e assinatura digital biométrica ou não, de um documento que concretize a realização de uma transação, podendo, por exemplo, ser uma proposta ou contrato com controle de limite de alçada e com validade jurídica.

 A solução que despertou interesse de várias entidades do ramo financeiro inclui passos no processo iniciado pela Captura RESUMIDA para avaliação preliminar do risco de crédito do proponente.

Através do fornecimento de informações como CPF, nome, data de nascimento, ocupação e renda, o sistema inicia uma pré-análise para efeito de uma avaliação preliminar para a continuidade do processo da captura da proposta financeira. Esta captura resumida, já em prática em algumas instituições financeiras do mercado, mostra ser um procedimento eficaz na medida em que traz redução de custos operacionais por ser um processo evolutivo de análise de riscos em fases.

 Desta avaliação preliminar fazem parte consultas em tempo real a entidades oficiais, tais como Serasa e SPC, para verificar se o proponente tem alguma restrição de crédito no mercado.

O sistema tem inteligência de BPM realizando uma sequência de consultas para cada tipo de perfil de proponente, evitando assim processamentos desnecessários ou em demasia, minimizando os custos da operação. Caso existam restrições, o operador remoto (podendo ser móvel) tem ainda a possibilidade de submeter a proposta para uma instância superior de Analise de Crédito. Caso o proponente consiga provar que as restrições não se aplicam, o operador remoto poderá forçar a continuidade do fluxo para passar para a fase de análise. Caso contrário, o fluxo é paralisado nesse ponto. O principal objetivo dessa fase é interromper o fluxo de uma proposta ruim o mais cedo possível para não se consumir recursos (humanos e materiais) com o tempo de análise.

Para cada tipo de negócio e ambiente são propostos componentes da solução completa que inclui: levantamento, análise e revisão de processos, regras de negócios e de dados a serem capturados, integrações (de sistema, de componentes, de repositórios de imagens de assinaturas e de documentos já existentes), desenvolvimentos e customizações necessários, componentes tecnológicos escolhidos para compor o processo de desmaterialização ou digitalização. Nas tecnologias incluem-se componentes biométricos, de software orientados a serviços (SOA (Service Oriented Arquitecture), de captura de dados via OCR, móveis e de assinatura digital biométrica.

Apesar de já oferecermos uma suíte completa de hardware, cada cliente pode selecionar um componente, e em alguns casos até incluir novos dispositivos. A solução é componentizável e parametrizável.