Notícias

Valores de empresa e executivo devem estar alinhados

 

BSI Tecnologia está modificando seus valores

21 de Janeiro de 2013

A cultura de uma organização está diretamente ligada aos valores dos profissionais desta empresa. Por acreditar nisto, a BSI está formatando sua missão, valores e cultura através de programas, como o Vicejar. A ação nasceu para aplicação interna, mas ganhou força e a empresa está desenvolvendo uma formatação para oferta comercial no mercado.

Inicialmente o projeto está voltado para os líderes (presidente, vice-presidente, diretores e gerentes de projetos), com aproximadamente 150 pessoas. A base da mudança está em um modelo de gestão baseado em valores, realizando um mapeamento perguntando sobre os 10 valores pessoas mais importantes, os 10 valores que ela mais percebe na organização e os 10 valores que ela gostaria que estivesse na empresa. A partir disto, as respostas foram analisadas, conforme explica Ana Maria Lopes Correa, diretora ténica de operação Bradesco:

No primeiro trabalho do projeto, Liderando a Si Mesmo, os gestores tiveram acesso a nove workshops para trabalhar autoconfiança, controle e desenvolvimento. A diretora afirma que esta experiência traz grandes mudanças para a companhia, principalmente pela vontade dos líderes estarem na empresa após os cursos.

Na segunda fase, os mesmos gestores que participaram do “Liderando a Si Mesmo”, participam do programa “Nossa Obra”, onde os executivos fazem missão e visão pessoal e como estes conceitos estão alinhados à BSI. A partir disto, os valores são desdobrados em comportamentos observáveis, ou seja, os valores são percebidos pelas ações. Por exemplo, ‘comprometimento’ pode ser traduzido para ‘chegar pontualmente à reunião’.

Dentro dos principais benefícios para a empresa e para o executivo, Ana frisa a importância do gestor se sentir bem dentro da companhia e, por isso, os valores devem estar alinhados.