Notícias

Gestão do Capital Humano das empresas demanda novos serviços e soluções

De olho na tendência do mercado, BSI Tecnologia complementa sua oferta de plataformas tecnológicas consagradas para gestão de talentos, aprendizagem e redes sociais corporativas com consultoria especializada em gestão estratégica de pessoas

São Paulo, 05 de novembro de 2012 – Desde 2001, a BSI Tecnologia oferece serviços para a gestão do capital humano das empresas, implementando e mantendo soluções tecnológicas para auxiliar os departamentos de Recursos Humanos. De olho na demanda do mercado por novos serviços e soluções, especialmente redes sociais corporativas e gestão estratégica de pessoas, a BSI acaba de ampliar suas ofertas.

De acordo com a diretora executiva de Gestão de Capital Humano da BSI Tecnologia, Lea Nucci, a empresa oferece soluções completas, englobando desde a plataforma tecnológica até consultoria especializada em gestão de talentos, aprendizagem, performance e colaboração, entre várias outras voltadas à Gestão de Capital Humano.

“Acompanhamos periodicamente os movimentos e tendências do mercado, assim como as necessidades dos nossos clientes. Percebemos que em várias implementações das nossas soluções, as corporações buscavam não somente uma plataforma, mas sim uma empresa que realmente pudesse auxiliá-los também com consultorias especializadas nos diversos assuntos inerentes a Recursos Humanos”, complementa Lea.

Por conta disso, a BSI ampliou suas ofertas e parcerias com consultorias especializadas em assuntos como remuneração variável, geração de conteúdo para e-learning, redes sociais corporativas e pesquisa de clima organizacional, entre outras, passando a oferecer soluções completas aos seus clientes, unindo plataformas tecnológicas líderes de mercado com consultoria. “A ampliação dos nossos serviços proporcionou maior abrangência no mercado, pois passamos a ofertar soluções também para empresas de médio e pequeno porte por meio de plataformas móveis e em nuvem”, diz a diretora.

O presidente da empresa, Ogarito Lopes, afirma que a BSI enxergou os grandes desafios de seus clientes na questão do capital humano como algo essencial e estratégico: “Estamos unindo tecnologia e a visão dos nossos consultores, que são altamente experientes em modelos de gestão de capital humano, de forma a alinhar a estratégia de negócio das corporações com as competências e talentos dos profissionais”.

Gestão estratégica de pessoas e redes sociais corporativas
Atualmente, o mercado se interessa por soluções que colaborem com a gestão estratégica de pessoas, ou seja, capturar os melhores talentos, desenvolvê-los e retê-los. O papel da área de Recursos Humanos está cada vez abrangente e estratégico dentro das empresas, e não apenas limitado à gestão de recursos, como folha de pagamento, benefícios etc.

As demandas são as mais diversas, tais como alinhar a estratégia e as metas das áreas e indivíduos com a estratégia e metas da corporação, identificar as necessidades de conhecimento de cada um dos colaboradores, identificar quais estão aptos à sucessão, avaliar se a aplicação de várias horas de treinamento trará resultados etc. Muitas vezes, o trabalho é identificar as perguntas adequadas para desenvolver soluções aderentes às necessidades.

Outra grande tendência são as redes sociais corporativas, que ajudam a promover aprendizagem informal entre colegas. “Oitenta por cento da aprendizagem se dá de maneira informal e, normalmente, a maior parte do conhecimento se perde quando ocorre a saída de colaboradores das empresas, porém, se houver um repositório colaborativo de sugestões, arquivos etc., o conhecimento é preservado”, explica Lea.

A forma de interagir das pessoas está se modificando, e as empresas precisam acompanhar esse movimento. Os funcionários muitas vezes são mais conhecidos por seus contatos das redes sociais do que pelo RH, por exemplo. Por isso o sucesso das redes sociais corporativas, nas quais os profissionais podem compartilhar informações e as empresas conseguem ampliar o conhecimento sobre seus colaboradores e analisar hierarquias informais, entre outros.

<